|

|
Perguntas
e Repostas Freqüentes
O
que é o Movimento Samaritanos?
É um trabalho que tem por objetivo a prevenção do suicídio e valorização
da vida, através de voluntários que procuram facilitar o desabafo de
pessoas angustiadas, desesperadas... pessoas que, muitas vezes, já não
vêem motivos para continuar vivendo.
Como
sobrevive o trabalho? O Movimento Samaritanos recebe doações?
O trabalho dos Samaritanos é mantido pelos próprios voluntários. O Posto
Samaritanos não está ligado a nenhuma entidade, grupo ou religião.
Qualquer divulgação é sempre uma oferta da Instituição que a faz(rádio,
tv, jornal etc). Doações são raras, mas, quando ocorrem, são utilizadas na
divulgação do trabalho para que mais pessoas necessitadas possam se
beneficiar do atendimento.
Qual a
filosofia do Movimento Samaritanos? Salvar vidas, amparar psicologicamente
os desesperados, dar conselhos ou somente ouvir quem necessita de ajuda?
Há sempre alguém com quem falar. A postura dos voluntários samaritanos
consiste em ouvir o desabafo das pessoas que estão passando por alguma
situação que as esteja deixando emocionalmente abaladas e fragilizadas,
repartindo com elas estes momentos.
Qual a
diferença entre o trabalho do voluntário Samaritano e o de um psicólogo?
Para ser um voluntário samaritano não precisa haver formação profissional
específica, embora haja treinamento interno permanente. Não se
diagnostica, não se é substituto de terapeutas. O contato com o Movimento
Samaritanos é gratuito, ocorrendo, na maioria das vezes, uma única vez.
O
atendimento do voluntário samaritano funciona como terapia?
Não. Percebe-se que funciona como apoio emocional, baseado na oferta de
atenção e calor humano.
O Posto
Samaritanos têm algum tipo de rastreador de chamadas?
Não. É fundamental no atendimento preservar o anonimato de quem procura o
serviço. A pessoa que liga pode ter a certeza absoluta de que tudo que
disser é sigiloso, mesmo que ela se identifique.
O
posto Samaritanos só atende por telefone?
O posto Samaritanos presta atendimento pessoal no posto ou através do
telefone 11 288-4111. O atendimento pessoal ocorre entre 08h e 18h.
Futuramente, poderá haver atendimento por e-mail.
O que
as pessoas costumam falar quando ligam?
Sobre o que sentem necessidade. Falam de suas perdas, seja a da saúde, do
amor, do status, dos ganhos etc e de seus sentimentos relacionados com
elas.
Vocês
têm muitas ligações de pessoas com real intenção de cometer o suicídio?
As pessoas que verbalizam claramente a idéia suicida são poucas. Poder
desabafar reduz a potencialidade suicida, o Movimento Samaritanos procura
fazer a prevenção ao suicídio desta maneira.
Como vocês fazem se a pessoa se arrepende de alguma ação que já tomou,
como ter ingerido medicamentos?
A pessoa que liga direciona a conversa. Ela fala o que quer, desliga
quando quer e volta ou não a ligar. Se ela, na situação colocada, pedir
socorro e desejar ser socorrida, o voluntário samaritanos buscará formas
de ajudá-la.
Qual o
caso mais drástico que um voluntário samaritano já atendeu?
Um dos alicerces do trabalho do movimento Samaritanos é o sigilo. Por
isso, os voluntários mantêm somente para si o que ouviram.
Os
voluntários samaritanos não correm o risco de ficarem deprimidos?
Os voluntários samaritanos participam de treinamentos constantes a fim de
se aperfeiçoarem para que possam oferecer o melhor de si e também não
trazer para si os problemas de quem os procuram. Como pessoas, podem ficar
deprimidos, não estão imunes a isto.
Inicial
<<
|